Pular para o conteúdo principal

PALESTRAS

Agradecimentos pelos mimos recebidos ontem na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, onde palestrei na Aula Magna da Fecap Comunicação sobre "Criatividade e a vida de freelancer". Foi uma honra ter compartilhado com os alunos sobre a minha experiência como arte-finalista e ilustrador. Obrigado especial ao pessoal da Benjamim - Agência Experimental, Giulia Assato, Sérgio, Carol, Gabriela e professora Paula, pela organização, profissionalismo e carinho.
Valeu demais! Até a próxima.

FECAP Comunicação
Nosso segundo palestrante é o José Wilson Magalhães! Ele possui mais de 30 anos de experiência no mercado da ilustração como arte-finalista, atendendo grandes nomes como Marvel Comics, DC Comics e Disney. Há 17 anos atua como professor de desenho e palestra em centros culturais, eventos e feiras de livros.

José virá bater um papo conosco sobre sua carreira e criatividade! 
Palestra realizada na Quinta-feira, 01 de março de 2018 | 21h | Teatro FECAP


Palestra realizada em 3 de outubro de 2017 no Senac Lapa Tito, durante a 3ª Geek Week. Tema: História em Quadrinhos Disney e Super-heróis.


Ilustração do livro "Encanto na Floresta" da editora Contos e Encantos, autor Alexander Osellame Sales, editor Luiz Carlos Sales, lápis e cores de Aparecido Fernandes Norberto (Cidão) e arte-final de José Wilson Magalhães.



Palestra voluntária realizada no Senac Lapa Faustolo em 19 de julho de 2017 sobre profissões. Tema: a profissão de Desenhista/ Ilustrador.




Palestras realizadas no Colégio OEMAR em 19 e 20 de maio de 2016 para os alunos do Fundamental I, II e Ensino Médio.




PROJETO DE PALESTRA E OFICINAS DE ARTE 

Para alunos do fundamental 1, 2 e ensino médio
Temas: História em Quadrinhos Disney e super-heróis
Ilustração de Livros Infantis e Didáticos
A importância da Ilustração como incentivo à leitura
A profissão de Ilustrador e Design Gráfico

Com José Wilson Magalhães 
Arte-finalista, Ilustrador e professor de Desenho a Nanquim
Aparecido Fernandes Norberto (Cidão)
Desenhista, ilustrador e professor de desenho

Palestra
A palestra visa mostrar aos alunos como é o trabalho no mundo da ilustração de livros e das histórias em quadrinhos. Através de apresentação em PowerPoint, com projetor, é mostrado como foi o início da carreira dos artistas no Estúdio Ely Barbosa, na Redação Disney e na Editora Abril; os trabalhos de ilustração de livros didáticos e infantis para diversas editoras; os testes e produção das histórias em quadrinhos Disney; de heróis como Superman e Wolverine para os Estados Unidos nas editoras Marvel e DC Comics; os prêmios em salões de arte com trabalhos artísticos e o trabalho de ensino nos Centros Culturais e nas escolas de arte. Na palestra o aluno conhecerá como é o processo de produção dos profissionais dessa área artística, passará a enxergar de forma diferente como são produzidas as ilustrações de revistas em quadrinhos, as ilustrações de livros, as tiras e cartoons de jornais, a criação de personagens e toda forma artística que contenha desenho, arte-final e colorização. Logo após a palestra poderá ser aberta para os alunos uma rodada de perguntas de aproximadamente 15 minutos. Tempo de duração: de 45 minutos a 1 hora.

Obs.: Na contratação da palestra será agendada data e horário para os artistas autografarem seus pôsteres, artbooks ou desenhos originais, de preferência por ocasião da feira do livro, feira cultural ou na biblioteca do colégio, quando os interessados poderão adquirir as obras. No evento, serão distribuídas cópias dos desenhos feitos pelos artistas, como brinde para as crianças colorirem, e sorteio de alguns produtos dos artistas.
Custo: Palestra na Grande São Paulo – almoço para os artistas e assistente (para este último se houver necessidade). 
Fora da capital, no interior do estado – R$ 150,00 a hora aula, custo de transporte, almoço para os artistas e assistente (para este último se houver necessidade).
Material: para a palestra será necessário auditório ou sala com recursos multimídia. Os artistas levarão notebook e pendrive para a apresentação.
Logo após a apresentação poderá ser aberta uma rodada de perguntas para os alunos de aproximadamente 15 minutos.
Fundamental 1 – a palestra poderá ser mais direcionada para a linguagem de personagens infantis Disney, heróis, livros infantis, desenhos animados e games, incentivando os pequenos à leitura e estimulando as brincadeiras de criação dos seus personagens e das suas próprias histórias.
Fundamental 2 - a palestra visa aumentar e incentivar os alunos ao gosto pela leitura, escrever suas histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos.
Ensino médio – Além das abordagens anteriores, a palestra mostrará uma visão geral de como funciona um estúdio de criação de ilustrações de livros e de histórias em quadrinhos, mostrando a forma como os profissionais dessa arte trabalham em equipe. Aumentar e incentivar o gosto pela leitura, escrever histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos, além de mostrar como é essa profissão e o mercado de trabalho dessa área tão importante da arte.

Projeto de Oficinas
Oferecemos oficinas de arte curtas, de uma aula, ou mais longas, de até vinte aulas, utilizando temas discutidos com a escola, cujo objetivo poderá ser um artbook coletivo com os trabalhos realizados pelos alunos e exposição em datas comemorativas, datas estas decididas em reunião com os artistas, os coordenadores e professores.
A oficina incentivará o aluno a pesquisar todas essas formas artísticas, além de despertar o interesse pela leitura ajudando-o a criar seus próprios personagens, suas ilustrações de livros, suas histórias em quadrinhos, suas tiras de jornal e outros trabalhos artísticos para expor em salões de arte, por exemplo.
Custo: a ser calculado de acordo com a necessidade de material e tempo de duração das oficinas.



Projeto Escola
Palestra para crianças do Ensino Fundamental I
Autor: Luiz Carlos Sales
Um papo gostoso e divertido com o autor de livros infanto-juvenis, Luiz Carlos Sales.
A palestra tem seu foco nos temas amizade, solidariedade, amor e coragem, com projeção de ilustrações e filmes de curta duração, exemplificando cada um desses valores no comportamento dos animais (se eles são capazes...). No tema amor, é destacada a importância do professor em nossas vidas, com exemplos de sua dedicação e profissionalismo. Alguns exercícios simples de raciocínio são utilizados durante a palestra, visando a reforçar o entendimento dos alunos. Os temas escolhidos são de grande importância para crianças na faixa etária dos sete aos doze anos.
OBS.: Na contratação da palestra, será agendada data e horário para o escritor autografar seus livros, de preferência por ocasião da feira do livro ou na biblioteca do colégio. Nessa oportunidade, o aluno receberá das mãos do autor um brinde alusivo ao livro. Os livros com as histórias da Didi, Uma vira-lata de raça, também serão autografados pela personagem, por meio de um carimbo com o molde de sua patinha.
Nos casos de adoção, os livros serão entregues com o suplemento para exercício de compreensão do texto, e o autor coloca-se à disposição dos professores para orientá-los na sua utilização.
Para a palestra, será necessário auditório ou sala com recursos de multimídia. Recomenda-se a presença de, no máximo, oitenta alunos por sessão, acompanhados de, no mínimo, dois professores. O autor levará seu laptop e um assistente para auxiliá-lo (este último, se for preciso).
Tempo de duração: uma hora e quinze minutos.
Custo
Palestra na Grande São Paulo: almoço para o autor e seu assistente.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.
Contato
Os interessados deverão enviar mensagem para um dos endereços abaixo:
contoseencantos1@uol.com.br ou na página contato do site: www.contoseencantos.com.br
Telefone: (11) 99972-6947
www.contoseencantos.com.br

O Enterro do “Não Consigo” (palestra)
Após a apresentação da “Família Consigo” e alguns exemplos de suas realizações, cada aluno escreverá seus “Não Consigo” em meia folha de papel A4, sem se identificar. Exemplo: não consigo fazer conta de dividir com mais de dois números, não consigo decorar o texto, não consigo dormir em quarto escuro... Em seguida, todos dobrarão suas folhas e as depositarão em uma pequena caixa (urna funerária). O enterro será realizado em cortejo fúnebre, com a professora conduzindo a urna.
Ao lado da cova, o palestrante dirá algumas palavras de condolências. Contudo, lembrará a todos que a vida continua e que os irmãos do falecido, Eu Consigo e Consigo, Eu Posso e Consigo, Eu Persisto e Consigo, Eu Estudo e Consigo, Eu Trabalho e Consigo e Eu Acredito e Consigo, permanecem vivos e estarão sempre entre nós. Em seguida, cada aluno jogará um punhado de terra sobre o caixão.
De volta à sala de multimídia, o palestrante entregará à professora uma placa em cartolina (epitáfio), para ser fixada em local visível na sala de aula, com os seguintes dizeres:
“Não Consigo, descanse em paz!”
Material e espaço necessários
Cada aluno deverá levar uma folha de papel A4 e lápis ou caneta Sala de multimídia ou auditório (o palestrante levará as urnas, placas e laptop)
Jardim ou terreno com as covas prontas (cavadas), sendo uma cova para cada turma Máximo de alunos por turma: 40
Tempo de duração: uma hora e dez minutos
Custo
Palestra na Grande São Paulo: almoço para o autor e seu assistente.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.

Projeto aluno autor
Duração: quatro meses (assistência quinzenal).
Recomendado para alunos do Ensino Fundamental II.
Detalhes e aplicação do projeto: a ser debatido em reunião com coordenadores e professores, em vista dos diferentes sistemas de ensino.
Custo
A ser calculado de acordo com a necessidade de material e assessoria.
Almoço para o autor e seu assistente.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.
Contato
Os interessados deverão enviar mensagem para um dos endereços abaixo:
contoseencantos1@uol.com.br ou na página contato do site: www.contoseencantos.com.br
Telefone: (11) 99972-6947

Planeta Terra / Planeta Água
Nesta apresentação o autor fala da importância da água e da natureza para preservação da vida em nosso planeta. De um modo simples e com exemplos de fácil entendimento para as crianças, o autor utiliza-se de ilustrações e filmes de curta metragem, incentivando-as na preservação do meio ambiente e no combate ao desperdício de água.
Tempo de duração: uma hora e quinze minutos.
Custo
Palestra na Grande São Paulo: almoço para o autor e seu assistente.
Atividades fora da Cidade de São Paulo: a ser tratado entre as partes.
Contato
Os interessados deverão enviar mensagem para um dos endereços abaixo:
contoseencantos1@uol.com.br ou na página contato do site: www.contoseencantos.com.br
Telefone: (11) 99972-6947















PROJETO DE PALESTRA

Para alunos do fundamental 1, 2 e ensino médio

Tema: História em Quadrinhos Disney e super-heróis
Ilustração de Livros Infantis e Didáticos
A importância da Ilustração como incentivo à leitura
A profissão de Ilustrador e Design Gráfico

Com José Wilson Magalhães
Arte-finalista, Ilustrador e professor de Desenho a Nanquim

A palestra visa mostrar aos participantes como é o trabalho no mundo da ilustração de livros e das
histórias em quadrinhos. Através de apresentação com projetor em powerpoint, é mostrado como foi o
início da carreira do artista no Estúdio Ely Barbosa, a passagem pela Redação Disney na Editora Abril,
os trabalhos de ilustração de livros didáticos e infantis para diversas editoras, os testes e produção das
histórias em quadrinhos de heróis como Superman e Wolverine para os Estados Unidos nas editoras Marvel e DC Comics, os prêmios em salões de arte com trabalhos artísticos e o trabalho de professor
nas nos Centros Culturais e escolas de arte. Na palestra o aluno conhecerá como é o processo de produção dos profissionais dessa área artística, passará a enxergar de forma diferente como são produzidas as ilustrações de revistas em quadrinhos, as ilustrações de livros, as tiras e cartoons de jornais, a criação de personagens e toda forma artística que contenha arte-final. A oficina incentivará o aluno a pesquisar todas essas formas artísticas, além de despertar o interesse pela leitura ajudando-o a criar seus próprios personagens, suas ilustrações de livros, suas histórias em quadrinhos, suas tiras de jornal e seus trabalhos artísticos para expor em salões de arte, por exemplo.
Tempo de duração: de 45 minutos a 1 hora.
Obs.: Na contratação da palestra será agendada data e horário para o artista autografar seus posteres,
artbook ou desenho original, e demonstração de como são feitas as arte-finais dos desenhos, que poderão ser vendidos de preferência por ocasião da feira do livro, feira cultural ou na biblioteca do colégio. Além disso, poderão ser distribuídas cópias dos desenhos feitos pelo artista, como brinde para as crianças colorirem e sorteio de algum produto do artista.
Custo: Palestra na Grande São Paulo – a combinar.

Fora da capital, no interior do estado – R$ 100,00 a hora aula, custo de transporte, almoço para o artista e assistente (se houver necessidade).
Material: para a palestra será necessário auditório ou sala com recursos multimídia. O artista levará seu notebook e pendrive para a apresentação em datashow com projetor e cabo de vídeo e força da escola.
Logo após a apresentação poderá ser aberta uma rodada de perguntas para os alunos de aproximadamente 15 minutos. Fundamental 1 – a palestra poderá ser mais direcionada para a linguagem de personagens infantis Disney, heróis, livros infantis, desenhos animados e games, incentivando os pequenos à leitura e estimulando as brincadeiras de criação dos seus personagens e das suas próprias histórias.
Fundamental 2 - a palestra visa aumentar e incentivar os alunos ao gosto pela leitura, escrever suas histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos.
Ensino médio – Além das abordagens anteriores, a palestra mostrará uma visão geral de como funciona um estúdio de criação de ilustrações de livros e de histórias em quadrinhos, mostrando a forma como os profissionais dessa arte trabalham em equipe. Aumentar e incentivar o gosto pela leitura, escrever histórias, contos ou poemas e criar suas próprias ilustrações ou histórias em quadrinhos, além de mostrar como é essa profissão e o mercado de trabalho dessa área tão importante da arte.

Projeto de Oficinas
Poderá ser oferecidas oficinas de arte curtas de 1 aula ou mais longas de até 20 aulas, para todos os alunos utilizando temas discutidos com a escola com o objetivo final que poderá ser um artbook coletivo com os trabalhos realizados pelos alunos e exposição em datas comemorativas, por exemplo,
decididas em reunião com o artista, os coordenadores e professores.
Custo: a ser calculado de acordo com a necessidade de material e tempo de duração das oficinas.

CONTATO
José Wilson Magalhães
Fone 011 2725-3441 / 99515-8827 Tim
E-mail: finalmentearte@gmail.com
Blog: http://finalmentearte.blogspot.com.br
Cursos: http://cursonanquim.blogspot.com.br/





Palestra e exposição sobre Desenho Nanquim e Arte-final no Colégio São José de Vila Matilde.

16 de abril de 2012


EXPOSIÇÃO E PALESTRA SOBRE ARTE-FINAL

Exposição, palestra e demonstração de Arte-final no evento Rede em Pastoral - Pastoral em Rede no Colégio São José de Vila Matilde, que aconteceu no último sábado, dia 14 de abril, onde o público teve a oportunidade de conhecer o meu trabalho de arte-final de histórias em quadrinhos, ilustração de livros, desenhos artísticos, retratos e testar sua percepção visual através de divertidas imagens de Ilusão de Ótica. Agradecimento especial pelo convite da Coordenadora Rosângela Miguel, da Coordenadora de Educação Infantil Irmã Ivany e da Diretora Irmã Elaine. Obrigado a todos que compareceram.
















Palestra sobre Ilustração e Quadrinhos, realizada por José Wilson Magalhães, Altemar Domingos e Cidão, na Saga Lapa.

11 de outubro de 2011


2ª PALESTRA E WORKSHOP NA SAGA

Dessa vez foi na unidade da Lapa e na verdade foi o 2º dia do evento, com 4 palestras ao todo, sendo duas em cada dia, começando na unidade Tatuapé. No dia 02 de outubro, domingo, fomos novamente convidados a fazer mais um Workshop na SAGA - School of Art, Game and Animation.
O convite foi feito pelo Diego Sabino, coordenador do curso Start no Tatuapé, pelo gerente da unidade Lapa, Felipe Santos, e pelo Osvaldo Mendes, coordenador do curso Start na Lapa. Agradecimentos a todo o staff da Saga, que nos deu total apoio, à Danny Mello (Professora - Adobe Certified Expert) pelas fotos, e a todo o público que participou do evento. Obrigado.
Seguem as fotos do evento:






























































































































































































































Palestra sobre Ilustração e Quadrinhos na Saga Tatuapé, feita por José Wilson Magalhães, Altemar Domingos, Cidão e Betão.

27 de setembro de 2011


PALESTRA E WORKSHOP NA SAGA.

Neste domingo, dia 25 de setembro, aconteceu o 1º Campeonato Nacional de Games da Saga - School of Art, Game and Animation http://www.sagablog.art.br/sucesso-na-1%C2%AA-etapa-do-campeonato-nacional-da-saga/, na unidade Tatuapé, onde fomos convidados pelo coordenador do curso Start, Diego Sabino, para realizar um Workshop de Ilustração e Quadrinhos. Organizado pelo ilustrador e quadrinhista Altemar Domingos, com participação, minha, do ilustrador Alberto Pasquantonio (Betão) e do ilustrador e quadrinhista Disney, Cidão. Além das palestras mostrando como cada um seguiu na carreira, fizemos um workshop demonstrando como são as etapas para se fazer uma ilustração ou página de quadrinhos. Agradecimentos pelo convite, e a todos que participaram do evento. Valeu, e até a próxima!

































































































Comentários